PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E AGRO: GRANDES ALIADOS

Existe alguma relação entre a preservação ambiental e o aumento da produção agropecuária?

O agro precisa do meio ambiente para ter uma qualidade de produção e essa relação pode ser facilmente explicada por meio da relação floresta-água. A água é um recurso essencial para o agro, mas pode ser reduzida ou até entrar em escassez, caso as florestas não sejam protegidas. E é por isso que é muito importante manter as APPs e as Reservas Legais nas propriedades rurais.


A função da floresta é fazer a recarga de água no solo, onde, por meio da interceptação da água da chuva, essa água escoa pelas folhas, galhos e tronco, chegando até às raízes e sendo distribuída subsuperficialmente no solo, recando os cursos d’água. Outra função importantíssima da floresta é a proteção do solo, tanto contra os impactos das gostas de chuva, protegendo de potenciais processos erosivos, quanto da manutenção da umidade do solo, impedindo que as culturas entrem em estresse hídrico.


As florestas têm ainda uma outra função, que trata-se da contribuição da água para a atmosfera, garantindo a formação de chuvas e a umidade do ar. Esse processo é feito por meio da evapotranspiração, que é basicamente a “transpiração” ou o “suor” das florestas, onde parte da água retorna para a atmosfera, se condensa, transforma em chuva e precipita novamente. Esse é o ciclo da água e, sem esse ciclo, não há irrigação, não há produção.