PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E AGRO: GRANDES ALIADOS

Existe alguma relação entre a preservação ambiental e o aumento da produção agropecuária?

O agro precisa do meio ambiente para ter uma qualidade de produção e essa relação pode ser facilmente explicada por meio da relação floresta-água. A água é um recurso essencial para o agro, mas pode ser reduzida ou até entrar em escassez, caso as florestas não sejam protegidas. E é por isso que é muito importante manter as APPs e as Reservas Legais nas propriedades rurais.


A função da floresta é fazer a recarga de água no solo, onde, por meio da interceptação da água da chuva, essa água escoa pelas folhas, galhos e tronco, chegando até às raízes e sendo distribuída subsuperficialmente no solo, recando os cursos d’água. Outra função importantíssima da floresta é a proteção do solo, tanto contra os impactos das gostas de chuva, protegendo de potenciais processos erosivos, quanto da manutenção da umidade do solo, impedindo que as culturas entrem em estresse hídrico.


As florestas têm ainda uma outra função, que trata-se da contribuição da água para a atmosfera, garantindo a formação de chuvas e a umidade do ar. Esse processo é feito por meio da evapotranspiração, que é basicamente a “transpiração” ou o “suor” das florestas, onde parte da água retorna para a atmosfera, se condensa, transforma em chuva e precipita novamente. Esse é o ciclo da água e, sem esse ciclo, não há irrigação, não há produção.

Pensando em tudo isso conclui-se que a presença do meio ambiente em propriedades rurais é essencial para que a produção seja feita de forma sadia e sustentável, e há forma de produzir mantendo as áreas de floresta, sem a necessidade de aberturas de áreas. Dois exemplos básicos de produção sustentável podem ser implantados em propriedades rurais: a agrofloresta, que trata-se de um consórcio entre floresta e agricultura e isso contribui para a redução de custos com pesticidas, por exemplo, afinal o sistema cria seus próprios mecanismos de defesas contra pragas; e integração pecuária-floresta, sendo a criação de áreas de pastagens aliadas com faixas de florestas garante o conforto térmico aos animais e, ao mesmo tempo, a qualidade do produto, da carne e do leite.

Ambos sistemas além de contribuir para com o meio ambiente, aumenta a produtividade e diversifica a produção, uma vez que, uma propriedade que produzia apenas commodities, por exemplo, começa a produzir até cinco tipos de produtos diferentes, dependendo de como for montado o sistema, ampliando e diversificando seu mercado.


Para mais informações, entre em contato conosco e solicite uma apresentação do projeto. Ficaremos satisfeitos em lhe atender e apresentar novas formas de produzir.

E se você que está consumindo este conteúdo é consultor agrícola ou ambiental, apresente essas novas formas de produzir ao seu cliente, contribua com o planeta, a sociedade e com a sua profissão.


Escrito por: Fernanda Borges (currículo Lattes).


1 visualização

©2020 by Guará Consultoria. Proudly created with Wix.com  Todos os direitos reservados

Guará Consultoria

CNPJ: 32.544.171/0001-78

Endereço: Rua João Flores, 230, São Jorge, Uberlândia/MG, CEP: 38410-473

Data estimada de entrega de produtos: de 3 a 11 dias úteis