ESTUFAS AGRÍCOLAS: UMA SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL E LUCRATIVA

A aplicação de tecnologias e técnicas diferenciadas de produção se oferecem como uma solução para problemas encontrados nas fazendas tradicionais.

Foto de John Lambeth

As estufas agrícolas, por exemplo, são essenciais para proteger as plantas e garantir um melhor desenvolvimento.


As estufas agrícolas são estruturas de vidro ou de plástico, construídas com materiais transparentes que permitem a passagem de luz solar para influenciar na fotossíntese da planta e, consequentemente, no seu crescimento. Essas estruturas são uma solução para minimizar as perdas na produção, pois as plantas não entram em contato direto com o clima exterior, ficando livres de intempéries em condições ideais de temperatura, umidade e luminosidade.

Foto de Maurício Mascaro

Além de estar livre da forte incidência dos raios solares, danos causados pela chuva e ventos fortes, as culturas podem ser produzidas fora de época, onde o produtor não é mais dependente da sazonalidade para produzir, podendo cultivar e colher suas espécies fora da época tradicional, aumentando a demanda de consumo.


Outro ponto positivo é a produção de culturas em regiões que, tradicional e naturalmente, não proporcionam condições adequadas para o seu cultivo, podendo ser produzida o ano todo.


Ambientalmente falando, as estufas agrícolas caracterizam-se como uma forma de produção sustentável, pois, com toda a proteção no entorno da cultura, torna-se uma grande defesa contra pragas, reduzindo, portanto, o uso de agrotóxicos, o que garante uma qualidade ambiental, assim como um produto mais saudável. É uma produção limpa, que, além de tudo, preserva a estrutura do solo. Somado a esses fatores, pode-se citar também como ponto positivo a economia na irrigação, com uso moderado da água, e aplicação racional de fertilizantes, gerando menos resíduos e facilitando o manejo.

Outra vantagem desse tipo de estrutura é que não necessariamente precisam de uma área rural para serem instaladas, ou seja, podem ser facilmente implantadas em áreas urbanas. Nessas áreas, as estufas agrícolas influenciam na redução do custo logístico, uma vez que podem ser construídas próximo à sua fonte de consumo. A produção agrícola em estufa constitui um alto valor agregado para o produto, uma vez que utiliza de métodos sustentáveis de produção, alcançando facilmente mercados mais exigentes.

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS PARA INSTALAÇÃO

As estufas agrícolas devem ser instaladas em áreas planas, com baixa declividade, sem alagamentos ou histórico de doenças no solo. Deve-se também evitar implantá-las próximo a morros ou árvores, pois isso gerará um sombreamento excessivo sobre as culturas, prejudicando seu desenvolvimento, além de causar possíveis danos à estrutura da estufa. Deve, também ter acesso à água de qualidade, utilizarem materiais de qualidade e estarem sempre sobre manutenção, garantindo um melhor funcionamento do sistema. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.


Escrito por: Fernanda Borges (currículo Lattes).

©2020 by Guará Consultoria. Proudly created with Wix.com  Todos os direitos reservados

Guará Consultoria

CNPJ: 32.544.171/0001-78

Endereço: Rua João Flores, 230, São Jorge, Uberlândia/MG, CEP: 38410-473

Data estimada de entrega de produtos: de 3 a 11 dias úteis