DIRETORA EXECUTIVA DA GUARÁ CONSULTORIA TEM DISSERTAÇÃO DE MESTRADO AMPLAMENTE DIVULGADA

Atualizado: Abr 27

Em sua pesquisa, Fernanda Borges reforça sobre a importância do planejamento urbano e socioambiental nas cidades.

A pesquisa de mestrado intitulada “Caracterização Morfométrica e delimitação de Áreas com Tendência à Inundação da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Bom Jardim, Uberlândia-MG: subsídio para o planejamento ambiental e urbano” foi realizada entre março de 2017 e março de 2019, sob orientação do Prof. Dr. Vanderlei de Oliveira Ferreira, vinculada ao Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Motivada pelas recorrentes inundações que ocorrem na Av. Rondon Pacheco, em Uberlândia (MG), onde antes corria o córrego São Pedro, Fernanda decidiu estudar áreas de inundações em bacias hidrográficas ainda não ocupadas pela área urbana, como forma de alerta ao poder público, preservação da área ambiental e prevenção a desastres naturais.


A bacia hidrográfica do ribeirão Bom Jardim foi a escolhida para estudo. Localizada na zona sul da cidade de Uberlândia, é o principal manancial de abastecimento de água local, onde situa-se o reservatório do DMAE, e está sujeita a ser ocupada pela área urbana, visto que a região em que está localizada é a que mais se expandiu na cidade nas últimas décadas, crescimento este motivado, principalmente, pelo setor imobiliário.


Partindo de mapeamentos apoiados por imagens de satélite e formulações matemáticas, a pesquisadora delimitou as áreas com tendência à inundação, as quais foram confirmadas a partir de trabalhos de campo e registros fotográficos, com análises de solos e vegetação, identificando aqueles característicos de áreas úmidas.

Mapa representativo das áreas com tendência à inundação na bacia do ribeirão Bom Jardim

Com base nos resultados da pesquisa, foi indicada a preservação das margens do ribeirão em sua forma natural, evitando a impermeabilização da área e, consequentemente, futuros desastres naturais.


Devido à importância do tema, a divulgação da dissertação foi intensa, começamento pela reportagem intitulada "Geógrafa da UFU estuda como evitar inundações em Uberlândia", divulgada no site Comunica UFU. Posteriormente, a reportagem inicial foi reproduzida em vários outros canais de comunicação (imagens abaixo), como na página oficial da própria universidade, TV Vitoriosa, Realidade Uberlandense, além da entrevista (a partir de 27:26) dada ao Jornal da UFU. Com toda essa visibilidade, Fernanda disse que "esses dois anos de pesquisa foram dedicados a buscar soluções para pelo menos um dos tantos problemas que a sociedade enfrenta nos centros urbanos."






14 visualizações

©2020 by Guará Consultoria. Proudly created with Wix.com  Todos os direitos reservados

Guará Consultoria

CNPJ: 32.544.171/0001-78

Endereço: Rua João Flores, 230, São Jorge, Uberlândia/MG, CEP: 38410-473

Data estimada de entrega de produtos: de 3 a 11 dias úteis