ALGUMAS AÇÕES PARA EVITAR PROPAGAÇÃO DE DOENÇAS

Será que é possível minimizar a propagação de doenças? Ações como mudanças na forma de produção e cuidado com as cidades são algumas das soluções que apontamos neste texto.

O modelo de produção vigente no mundo é predatório e desrespeitoso com a natureza e com os próprios seres humanos. Consumo de animais silvestres, desmatamento, poluição e processos erosivos, são alguns dos problemas que podem ser encontrados em qualquer país. Tais problemas têm facilitado o surgimento e a propagação de doenças como o Coronavírus. Afinal, ambientes degradados e sem vida, são propícios para hospitalização de vírus e bactérias.


Sendo assim, de que forma essa situação pode ser revertida? Há ações de curto a longo prazo que podem ser facilmente aplicadas e com resultados satisfatórios, porém, população e produtores precisam estar aptos a aceitar uma mudança de rotina. Para aumentar a produtividade sem degradar o meio ambiente, existem três práticas que podem ser aplicadas em qualquer espaço geográfico:

AeroFarms. A maior fazenda vertical do mundo.

as fazendas verticais, que são culturas agrícolas cultivadas em galpões e em prateleiras, com técnicas de iluminação de led e irrigação; a agricultura de precisão, que trata de uma análise espacial de dados geográficos de uma produção, aplicando soluções escaláveis e pontuais, contribuindo assim para um maior controle (financeiro e produtivo) da produção; e, por fim, os sistemas agroflorestais, que compartilham de 3 a 5 espécies produtivas diferentes, variando de espécies de pequeno porte à espécies arbóreas em um mesmo espaço, contribuindo para a proteção ambiental e diversificação da produção.


Parque Shenzhen Talent - China

Ações como concretização de políticas socioambientais e cuidado com a sustentabilidade das cidades, também contribuem para uma condição sanitária ideal, afastando os promissores de doenças. É preciso apertar as leis ambientais, criar mais rigidez e fiscalização, para que o ambiente possa ser utilizado, mas com consciência e conservação. Nas cidades, arborização, criação de parques urbanos e tratamento correto do lixo, são práticas eficientes para criar um ambiente saudável e sustentável.


Mudar ações é possível, basta querer! Mas, enquanto os seres humanos não aceitarem essas ações, doenças como a COVID-19 continuarão a aparecer, obrigando essa mudança de comportamento. Assista ao nosso vídeo e tenha uma análise mais aprofundada.



Escrito por: Fernanda Borges (currículo Lattes).


©2020 by Guará Consultoria. Proudly created with Wix.com  Todos os direitos reservados

Guará Consultoria

CNPJ: 32.544.171/0001-78

Endereço: Rua João Flores, 230, São Jorge, Uberlândia/MG, CEP: 38410-473

Data estimada de entrega de produtos: de 3 a 11 dias úteis